Publicado por: emiliobarbosa | 08/09/2011

08 Set – PODCAST? UM NOVO CAMINHO

Fazer conexão em relação aos assuntos mais comentados em suas redes sociais com os princípios apontados por Lemos, como componentes da cultura Cyberpunk. (Há conexão com os apontamentos ou não? Explique)

1) liberação do pólo da emissão (ouvinte-produtor); 2) princípio de conexão: distribuição por indexação de sites na rede (RSS) em conexão planetária; e 3) reconfiguração dos formatos de emissão de conteúdos sonoros (em dois pólos: o “faça você mesmo” a sua rádio; e as rádios massivas criando programas em podcasting, como a BBC).

Quando falamos em fenômeno mundial dos podcasts, (O nome é um neologismo dos termos “iPod” (tocador de MP3 da Apple) e broadcasting (transmissão, sistema de disseminação de informação em larga escala), percebemos que é necessário estes novos sistemas de informação e comunicação para facilitar a vida de internautas ou pessoas interessadas somente no que lhes interessa. É o que André Lemos, em seu texto “O fenômeno mundial dos podcasts” (http://www.digestivocultural.com/ensaios/ensaio.asp?codigo=118&titulo=O_fenomeno_mundial_dos_podcasts) discute, pois no mundo globalizado é necessário o desenvolvimento de novas idéias e atualizações.  Sendo um sistema de produção e difusão de arquivos sonoros que guardam similitudes com o formato dos programas de rádio, conforme Lemos. O Podcast é de fácil manuseio. É necessário um computador com microfone e softwares de edição de som. A partir do momento em que você gravar o que te interessa, salvando como arquivo de som (mp3) tornando-o disponível e sites diversos.

Uma expansão na área tecnológica com um crescimento expressivo e que facilita a vida de pessoas que buscam ouvir somente o que os interessa.

(Disciplina Prof. Aida- Jornalismo Cesumar 2011)

Quer ler os textos do André Lemos na íntegra? Clique aqui:

 

O fenômeno mundial dos podcasts

http://evolucaocriadora.blogspot.com/2010/07/cibercultura-punk-andre-lemos.html

Cibercultura Punk

http://www.digestivocultural.com/ensaios/ensaio.asp?codigo=118&titulo=O_fenomeno_mundial_dos_podcasts

Veja ainda um modelo de podcast:

http://radiogama.mypodcast.com/2011/07/No_Tempo_da_Msica_Skank-355068.html

Postado por ivy às 12:42 0 comentários

Enviar por e-mail BlogThis! Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar no orkut Compartilhar no Google Buzz

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: